quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Creative Crommos

As licenças Creative Commons foram idealizadas para permitir a padronização de declarações de vontade no tocante ao licenciamento e distribuição de conteúdos culturais em geral (textos, músicas, imagens, filmes e outros), de modo a facilitar seu compartilhamento e recombinação, sob a égide de uma filosofia copoleft.
As licenças criadas pela organização permitem que detentores de copyright (isto é, autores de conteúdos ou detentores de direitos sobre estes) possam abdicar em favor do público de alguns dos seus direitos inerentes às suas criações, ainda que retenham outros desses direitos. Isso pode ser operacionalizado por meio de um sortimento de módulos-padrão de licenças, que resultam em licenças prontas para serem agregadas aos conteúdos que se deseje licenciar.
Os módulos oferecidos podem resultar em licenças que vão desde uma abdicação quase total, pelo licenciante, dos seus direitos patrimoniais, até opções mais restritivas, que vedam a possibilidade de criação de obras derivadas ou o uso comercial dos materiais licenciados.

Como faço para disponibilizar minha obra em Creative Commons?

Se você tem um blog, cria artigos e os publica na internet, trabalha com fotos e imagens, é músico, entre outros, pode disponibilizar suas obras sob uma licença Creative Commons, caso seja do seu desejo um melhor aproveitamento delas.
A disponibilização de materiais em Creative Commons é simples. Basta visitar o site oficial – creativecommons.org – ou sua versão brasileira – creativecommons.org.br – e procurar um link que trate de publicação (geralmente este é bem visível). Depois aparecerá uma página onde você responderá um breve questionário para determinar o que pode e o que não pode ser feito em sua obra. Ao final, basta informar o formato de sua criação: áudio, vídeo, imagem, texto, etc. Finda essa etapa, basta clicar em “Escolha uma Licença” ou em um botão equivalente. Isso fará com que um código-fonte que exibe uma figura declarativa da Creative Commons seja gerado e você poderá incluí-lo em seu site. Nessa mesma página é possível obter orientações sobre como divulgar sua obra como Creative Commons caso você não tenha uma página.
        fonte: www.wikipedia.org.br
                     http://www.infowester.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário